Animais de Estimação - A responsabilidade de se ter um

09:29

Tava vendo as postagens do blog e notei que nunca falei a respeito disso. E olha que sou bióloga, hein?!
O dia das crianças foi há um mês, mas isso foi o meu maior incentivador a escrever esse post. Isso porque é uma das épocas em que mais vejo a galera presenteando os pequenos com lindos e fofos bichinhos.
Eu sempre fui criada com bichos por perto. Já tive cachorro, gato, hamster, jabuti, coelho, passarinhos, peixes e tudo que se pode ter. Cheguei a ter uns 6 cachorros em casa, todos muito bem cuidados...pelos meus pais.
Quando eu era criança - assim como qualquer uma normal - sempre dava um jeito de ter um filhote novo em casa, alegando ser aniversário, natal ou dia das crianças. A princípio meus pais sempre diziam não, mas cediam no fim.
Pousada da Cachoeira
Hoje tenho quatro filhos de 4 patas, sendo que o Max (meu shihtzu) mora com minha sogra - olha o erro de não pensar antes de se pegar um animal. Ainda tenho a jabuti Farofa, o esquilo da Mongólia chamado Mendel e agora chegou Darwin ou Atenas (depende da gente conseguir descobrir o sexo), que é um Hamster Chinês
Mendel - ganhei de um colega de classe ainda durante a faculdade. Ganhei não, pedi!
Farofa - ganhei da minha tia como presente de aniversário - e olha que moro em apartamento e, teoricamente, não poderia ficar com ela.
Darwin/Atenas - ganhei do meu colega de trabalho, tendo em vista que ele ganhou de uma cliente. Aliás, a filha dela ganhou sem ela ser consultada. Resultado: ela não podia e não queria cuidar e, por isso, "passou pra frente".

DESPESAS
Qualquer ser vivo é merecedor de bons tratos. Adquirir um filhote - independente de que espécie seja - só porque ele é fofinho, pequenininho ou coisa do tipo, no impulso, é um ato irresponsável. É como ter um filho: ele precisa se alimentar, precisa de uma casa própria pra ele, cuidados próprios. Às vezes ficam doentes, existem vacinas e demais cuidados. O Max, por exemplo, tem alergia do próprio pelo e quem acaba arcando com os gastos dele são minha sogra, cunhada e sogro. 

ELE VAI CRESCER
Sim, aquela "tartaruguinha" pequenininha que fica em aquários não será pra sempre do tamanho de uma moedinha. Ela vai crescer e é necessário que o espaço que ela vive cresça também. Aquele filhote lindo que a gente aperta, pode ser que fique maior que seus filhos e não possa mais ocupar o sofá da sua sala.

ELE NÃO PEDIU PRA SER COMPRADO/ADOTADO
Tanta gente acaba levando pra casa um pet novo e depois, por algum motivo, simplesmente arruma um jeito de se livrar dele. Quantos cachorros não estão na rua passando fome e frio? Quantos gatinhos não são abandonados aleatoriamente? 
Você quer ter filhos, mas não quer que ele conviva com seu pet? Você tem apenas uma opção: não adquira um ser vivo que pode ser que depois você não o queira mais.

Como eu disse, ter qualquer animal que seja é como ter um filho. E eu, em minha plena sanidade mental, acredito que você nunca se livraria do seu filho independente do motivo.
Animais não são brinquedos; não devem servir como presentes para crianças; eles trazem alegria pro lar de qualquer pessoa; e merecem um AMOR SEM MEDIDAS!





Veja Também

4 comentários

  1. Sou apaixonada por gatos, não estou criando nenhum agora porque a situação não está legal. Eu penso que nem você, se a pessoa não tem condições (ou paciência, no caso de algumas pessoas que vejo por aí), é melhor não criar nenhum do que criar de mau jeito e abandonar... me dá um aperto enorme ver gatinhos abandonados e não poder cuidar :(

    Beijos!
    Uma tal Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje eu tenho o que consigo cuidar, sabe? Sou apaixonada por cães, mas o amor é tanto que sei que só poderei ter um quando, finalmente, me mudar pra uma casa com espaço. Não adianta querer recolher todos os bichos das ruas sem ter as devidas condições, infelizmente!

      beijos e obrigada pela visita

      Excluir
  2. Eu concordo com você, a gente precisa pensar bastante antes de adotar/comprar um bichinho. Eu estava louca atrás de um e acabei pegando a Amora, que é uma cachorrinha linda, mas maior do que o tamanho ideal para um apartamento. Hoje eu vejo que mesmo tendo pensado bastante, ela me dá mais trabalho do que eu imaginava. Mas não me arrependo nem um pouco! Bjus!

    Na Casa de Pandora

    Depois do Sim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente, Poline!
      Sabe, é como ter um filho, só que de quatro patas e que nunca vai fazer suas necessidades sentado em um vaso sanitário. Pensar sempre é a maior opção.

      beijos

      Excluir

Obrigada pela visita e não deixe de voltar sempre :)

Pinterest