Pra Ler: Cartas de Amor aos Mortos

09:33

E ai, galerinha, tudo beleza?
Bom, trago pra vocês mais uma resenha de livro – sim, eu me descobri uma devoradora de livros -, só que dessa vez vai ter um toque ainda mais pessoal. Espero que gostem!
Depois que comecei a ler desenfreadamente, vira e mexe uma obra torna-se minha favorita (embora eu nunca esqueça das anteriores). Eu tenho um grande defeito nesse quesito: não consigo não julgar o livro pela capa!
Sou uma pessoa um tanto quanto visual – ok, pode ser ‘errado’ em diversas situações – e acabo me sentindo muito mais atraída por uma capa bem bonita do que uma meia boca.
Com Cartas de Amor aos Mortos foi assim! Quando recebi da Bianca (é, eu ganhei duma colega que estudou comigo no colegial, ela queria doar diversos livros e eu resolvi recebê-los), tinha em mente ler todos os demais títulos antes desse, até que o Caio (que sequer gosta de ler) disse pra eu começar as leituras dos últimos pros primeiros.

Sinopse: Retirada de Companhia das Letras
Prestes a começar o ensino médio, Laurel decide mudar de escola para não ter que encarar as pessoas comentando sobre a morte de sua irmã mais velha, May. A rotina no novo colégio não está fácil, e, para completar, a professora de inglês passa uma tarefa nada usual: escrever uma carta para alguém que já morreu. Laurel começa a escrever em seu caderno várias mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Elizabeth Bishop… sem nunca entregá-las à professora.
Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky.
Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era - encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um - é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

Quando iniciei a leitura, foi como se estivesse em busca de respostas. Aí que entra o lado um tanto quanto pessoal!
Só quem já perdeu alguém muito próximo, alguém que fazia seu coração bater fora do seu próprio peito, alguém por quem você daria a vida facilmente, compreende a fundo esse livro. Sim, eu perdi! Perdi um primo pré-adolescente, meu confidente, meu praticamente irmão e meu melhor amigo. E mesmo eu, no fundo, sabendo que não podia ter feito nada pra evitar, me senti por muito tempo como a Laurel: culpada!
Culpada por não ter ficado mais tempo com ele, culpada por não estar em Ubatuba e ter impedido ele de viajar, culpada por não tê-lo mais comigo. Depois que eu terminei a leitura – que aconteceu em três dias #record – consegui, enfim, aceitar um pouco mais. Confesso que fiquei com uma raiva IMENSA da May por todo o seu comportamento ‘inconsequente’ e por ter permitido que sua irmã (que me parecia doce e inocente) sofresse e se culpasse como acontece na maior parte da obra.

É um livro que vale ser lido sempre que “não tiver nada pra fazer”.
Quem aqui já leu? Conta pra mim o que achou, vai?!


Beijo imenso

Veja Também

10 comentários

  1. Eu sou LOUCAAAAA pra ler esse livro ♥
    A premissa me deixou super interessada. Antes eu achei que envolvia realmente aspectos sobrenaturais HAHAHAHA e eu não curto, mas quando vi a sinopse gostei bastante. Ela escreve ao Heath tambem, né? Meu ator preferido eveeeeeeer ♥

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, é muito bom! Eu me surpreendi com este livro.
      Sim, ela escreve pro Heath também <3

      beijos

      Excluir
  2. meninas, adorei o blog todo lindo, parabéns! estou seguindo.

    beijos
    http://pequeninita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamyris, mil desculpas pela demora na resposta, obrigada pelos elogios :D

      Excluir
  3. Já li esse livro e apesar de não tem curtido tanto, ele tem umas frases bem fofas *-*

    Beijos:*
    http://escritasnachuva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, esse livro tornou-se meu favorito de todos os tempos.

      Beijos

      Excluir
  4. Não conhecia esse livro, dica mara, é um pena eu quase não estar lendo agora :(
    Ah Voltei Laura ! Tava morrendo de saudades do seu Blog, e ele ta MUTO LINDO Parabéns !

    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miiii, você voltou e eu sumi :/
      Eu também dei uma pausa na leitura, no blog e em tudo. Organizar casamento sozinha é complicado!

      beijos

      Excluir
  5. Eu AINDA não li, mas quero muito!
    É muito triste perder uma pessoa próxima :( sinto muito!

    O quote que você selecionou me fez refletir! Gostei bastante <3

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e não deixe de voltar sempre :)

Pinterest