Textura nas paredes: as vantagens de uma decoração em alto relevo

11:57

Anda querendo mudar a decoração do interior do seu apartamento ou casa, mas não quer mexer nos móveis? Ou não tem mesmo muita verba disponível? Uma ótima opção para mudar a aparência é a aplicação de texturas que podem ser personalizadas em diferentes tipos e cores.
Texturas geralmente trazem uma sensação de profundidade às paredes de um imóvel, bem como podem criar diversas combinações com as cores existentes nele. Para ajudar na escolha e na aplicação delas, preparamos algumas dicas especiais para você.
Escolha das Cores da sua Textura
Quando você decide aplicar uma textura, há a alternativa de fazê-lo em todas as paredes do imóvel ou em apenas uma. A quantidade você decide. A vantagem de se fazer em poucas peças, é que elas podem criar contraste com as demais paredes e teto.

Na hora de combinar cores e tons, uma boa opção é usar uma textura num tom escuro onde a pintura padrão é mais clara. Desse modo, ela irá se destacar e você poderá fazer outras combinações com objetos de decoração tendo ela como fundo.

Mas se você mora num apartamento pequeno, talvez aplicar uma cor escura possa não ser uma boa ideia, já que “cria” a sensação de que o espaço é menor. A opção aqui é usar uma combinação entre cores de mesmo tom, ou em tons próximos de uma mesma cor. Para isso você tem algumas alternativas à sua disposição:


  • Combinação monocromática: a utilização de diferentes tons de uma mesma cor gera um equilíbrio suave na estética visual da sua sala. As paredes aqui podem ser mais claras, enquanto a parede com a textura pode possuir um matiz mais mediano ou vice-versa. Há possibilidade de se usar o branco e tons de cinza claros também, já que reforçam a ideia de “ampliação do espaço”. Falando nisso, aproveite e veja este artigo sobre 30 dicas para decorar um apartamento pequeno;
  • Cores complementares: aqui utiliza-se cores que são opostas no círculo cromático, que mede as variações e tonalidades de cores do espectro do arco-íris. Sendo assim, tons azuis podem contrastar com tons alaranjados, vermelhos com verdes e por aí vai. Uma parte texturizada em conjunto com a pintura ou papel de parede nessa combinação causa um bom impacto visual e pode deixar o ambiente elegante e moderno;
  • Colorações análogas: aqui as cores são vizinhas no círculo cromático, e para escolher a combinação basta selecionar uma cor e usar também as duas vizinhas a ela. Qualquer uma das três opções ou mais poderá servir para a textura, enquanto as outras completam a harmonia nas paredes, tetos, objetos, painéis, tapetes etc.
A aplicação da textura
Para fazer a aplicação basta comprar uma lata de base para textura e aplicar com uma desempenadeira e uma espátula, mas outros objetos podem ajudar no acabamento.
Lembre-se antes de limpar, e se possível lixar, a parede para retirar a sujeira e nivelar as imperfeições, embora esse último item possa ser camuflado pela texturização. 
Existem diferentes tipos de texturas, como: granulado, lisa, riscado, grafiato, entre outros.

E com a ajuda de rolos personalizados dá para se fazer desenhos, figuras geométricas ou mesmo efeitos de tecidos como jeans nas paredes. Para saber o passo a passo para aplicar uma boa textura, separamos um vídeo tutorial:
 


Deixe seu comentário abaixo dizendo qual tipo de textura você tem em sua casa.

*Fonte imagens: Pinterest / Google Images


Postado por: Matheus Bertoluci



Veja Também

4 comentários

  1. Amei teu post porque simplesmente amo textura!!!rsrs Eu não sei fazer, mas meu marido faz. Tenho na parede da sala e na varanda. Gostei muito do post também, achei bem detalhado e o vídeo é muito legal. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciana, fico feliz que tenha gostado do post e te esperamos mais vezes por aqui.
      O Matheus irá contribuir sempre que puder com posts de decoração.

      Excluir
  2. adorei essa ideia, fica lindo na parade : )
    já estou te seguindo, eu também tenho um blog se quiser conhecer, bjs
    lanibelezafeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na casa da minha mãe tem grafiato acho que na sala, acho tão lindo. Vou dar uma espiadela por lá. Beijos

      Excluir

Obrigada pela visita e não deixe de voltar sempre :)

Pinterest