Dia do Escoteiro, dia especial

23:25

Oi, para quem lê!

Juro de mindinho que o post de hoje é muito especial para mim!
Hoje, dia 23 de abril, é Dia do Escoteiro!
Vocês não sabem, mas eu fui escoteira por muitos anos e lá fiz as melhores amizades possíveis (Kah e Lika, eu amo vocês!).
Primeiro eu vou dar uma breve explicação de como o escotismo funciona e depois vou falar a importância dele na minha vida.

O movimento foi fundado por Baden-Powell em 1907 e se difundiu por todo o mundo. Seu principal objetivo é educar jovens priorizando valores como honra, respeito ao próximo e à natureza, responsabilidade, trabalho em equipe e disciplina.
Os escoteiros são divididos em ramos por idade (Ramo Lobo, Ramo Escoteiro, Ramo Sênior e Ramo Pioneiro) e as atividades são específicas para cada ramo. Dentro dos ramos, há divisão em pequenos grupos, chamados de patrulhas (ou matilhas, no caso do Ramo Lobo) e cada patrulha tem seu líder, o escoteiro mais experiente, que orienta os outros membros. As patrulhas funcionam como times, que nos jogos e acampamentos competem entre si, o que proporciona ao jovem a experiência de sempre viver em equipe, buscando o melhor resultado para a patrulha. Todas as atividades são coordenadas e acompanhadas por adultos voluntários, os chefes, que dão colo e puxões de orelha quando necessários.

Eu entrei para o movimento escoteiro com 8 anos de idade, e logo no começo já me apaixonei. Conheci pessoas incríveis, tanto chefes quanto outros lobos e escoteiros, que de certa forma também me ensinaram a ser quem eu sou hoje.
O escotismo ensina o jovem sem que ele perceba, de uma forma divertida. Pra mim, foi uma experiência maravilhosa, que junto com a educação que meus pais sempre me deram, moldou o meu caráter. Eu fiz amigos verdadeiros, me tornei uma pessoa melhor.
O escoteiro é desapegado, dorme numa barraca apenas com um saco de dormir, faz comida na fogueira, toma banho gelado, se vira e com apenas meia dúzia de bambus e um pedaço de corda, consegue fazer um toldo para se proteger da chuva, uma mesa, um fogão suspenso. E faz tudo isso cantando, com alegria no coração, agradecendo por ter a oportunidade de aprender tudo aquilo.
Tenho tantas histórias bizarras pra contar! Já montei barraca em cima de formigueiro, já comi arroz digno de sushi e uma pasta não-identificável que eu insistentemente chamava de macarrão com linguiça. Uma vez resolvemos fazer pipoca na fogueira, colocamos o litro inteiro de óleo na panela e a pipoca demorou tanto que desistimos e fomos dormir. Duas horas da manhã acordamos com o barulho de pipoca estourando na panela. Numa outra vez, tivemos que montar um fogão suspenso e cozinhar nele. Minha patrulha colocou pouco barro (que evita que o bambu não queime) e nosso fogão pegou fogo e desmontou. Quase ficamos sem almoço aquele dia! Por sorte, nosso chefe deixou que terminássemos a comida no fogão da patrulha vizinha.
O escoteiro é uma pessoa melhor, está sempre buscando o melhor possível e mesmo que por vários motivos acabe deixando de frequentar o movimento, uma vez escoteiro, sempre escoteiro. Os valores nunca serão esquecidos e ele vai lembrar de tudo o que viveu com alegria e muita saudade.
Eu só não frequento o grupo daqui (beijos, G.E. Iperoig!) porque trabalho no horário das reuniões, e assim que for possível, volto para o grupo como chefe, porque ser escotista me faz bem.

Se você é mãe, pai, tio, tia, madrinha, padrinho, avó, avô, e quer fazer algo por uma criança que você ame, apresente o movimento escoteiro a ela. Ela vai se tornar um adulto muito melhor, de uma forma que você jamais poderia imaginar. O escotismo transforma assim como me transformou.

Agora é a hora do desapego! Fotos de acampamentos e momentos escoteirísticos:




Reparem como eu levava a parte do desapego a sério... tava sempre parecendo um menininho! hauahauahauahau

Bom, pessoas, quem não conhece o movimento, sugiro que conheça, porque vale muito a pena. E quem já conhece, ah, já sabe do que eu tô falando!

Beijo no coração e Sempre Alerta Para Servir!

Veja Também

2 comentários

  1. Nossa Thamy ... Muito legal ver seu amor e sua dedicação!
    Vi algumas reportagens sobre este dia, mas você vivenciou tudo isso.
    Ah! Gostei das fotos também!
    Abraços

    Flavinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivenciei e morro de saudades, Flavinha!
      Foi uma fase muito, mas muito boa na minha vida!
      As fotos são dignas de mural da vergonha! Kkkkkkk

      beijos e muito obrigada pela visita!

      Excluir

Obrigada pela visita e não deixe de voltar sempre :)

Pinterest