Juro na Cozinha! - Batata delícia

09:00

Oi, para quem lê!

Não sei se com vocês foi assim, mas meu feriado resultou na seguinte equação: tempo livre + preguiça + mamãe fora de casa = gordice
Por isso eu fiz essa delícia e resolvi compartilhar aqui com vocês! 

Essa receita eu vi no Mais Você e adaptei, porque minha mãe fez à la Ana Maria e eu não gostei tanto.
Ela é muito fácil, é para aqueles dias que você tá com fome e quer fazer alguma coisa diferente com aquilo que tem na geladeira, saca? Também é bem rápida, o processo todo leva uns 30 minutos.
Então, bora lá?



Como todos podem observar, só precisa de:
- Uma batata (proporcional ao tamanho da sua fome. Percebam que a minha era bem considerável)
- Bacon fatiado 
- Queijo (aquele que você tiver em casa, eu usei queijo prato)
- Parmesão ralado
*minha batata está bem feia, mas coisa mais difícil é achar batata grande sem esses "machucadinhos"

Primeiro você lava bem a batata e seca com um pano de prato. Eu prefiro cozinhar a batata no microondas porque ela fica bem sequinha, mas se quiser, também pode cozinhar com água.
Para cozinhar no microondas, é preciso furar toda a batata com um garfo, senão ela explode (e o seu microondas fica coberto de purê. Acredite, não é bacana). Depois de furadinha, eu coloco no micro na opção "Batata". Se o seu não tiver essa opção, põe uns 3 ou 4 minutos de cada vez, até ficar cozida. No meu microondas, eu preciso colocar nessa opção duas vezes, porque na primeira ela ainda está bem dura.

Depois de cozida, é hora de cortar. É só ir cortando em paralelo, como se fosse fazer rodelas, mas sem chegar até a base da batata. É dentro desses cortes que a gente põe o queijo:


Na receita original, o bacon também seria colocado dentro dos cortes, mas eu não gostei porque ele fica cozido, sendo que eu adoro bacon torradinho. Então minha ideia foi distribuir o bacon em volta da batata. Conforme ele torra, vai soltando a gordura e ela frita a base da batata e fica incrível!
Depois é só colocar queijo parmesão por cima para gratinar e levar ao forno. Na forma fica assim:


Repare na pequena bola de parmesão! Muuuuito gorda! kkkkkkk
Finalmente, depois de uns 20 minutos no forno a 180º, a batata está pronta! O que é um alívio para o seu estômago, que já está possuído pelo ritmo ragatanga, enquanto aquele cheiro delícia de bacon e queijo se espalha por toda a sua casa.
Tira do forno, põe num pratinho, coloca o bacon por cima da batata e é só atacar!


Eu prefiro não colocar sal, porque o queijo e o bacon já deixam tudo bem salgadinho, mas fica ao seu critério.
Se quiserem uma versão mais light, aconselho trocar os queijos e o bacon por cream cheese e peito de peru. Nunca fiz, mas deve ficar bom.

Curtiram? Se alguém se aventurar a fazer a receita, volta aqui pra me contar como ficou!
Beijos a todos!

Veja Também

2 comentários

  1. Hummm, que fome, pena que não tem bacon em casa nunca :/ UHADUHHUAE mas quero experimentar fazer!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tiver bacon, dá pra fazer com outras opções... Salame, presunto, peito de peru... até com mortadela deve ficar bom! É a típica receita do 'pega o que tem na geladeira e manda ver"
      Valei pela visita, Cah!
      Beijos!

      Excluir

Obrigada pela visita e não deixe de voltar sempre :)

Pinterest