Para ler - As Aventuras de Pi

09:00

Oi, para quem lê! E para quem gosta, especialmente :)

Hoje vim falar de um livro que quase todo mundo conhece. Se nunca ouviu falar do livro, provavelmente já viu alguma coisa sobre o filme por aí.
Demorei um pouco pra ver esse filme tipo esse ano, e gostei bastante da história.
Há uns meses, passeando de bobeira pela Americanas, esse livro tava lá, numa promoção pulando de alegria na minha cara, e eu resolvi comprar.


As Aventuras de Pi é aquele tipo de livro que demora um pouco pra ficar bom, que desafia a nossa persistência, mas que recompensa todo o esforço inicial com uma história que se desenrola de forma bem envolvente.
Trata-se da história de Piscine Molitor Patel, um garoto indiano que vê sua vida mudar do dia para a noite. Em poucas horas, ele passa de um garoto feliz, vegetariano e à espera de uma nova vida com sua família no Canadá para um garoto abandonado num bote salva-vidas à deriva no oceano Pacífico, apenas na companhia de uma zebra, um orangotango, uma hiena malhada e um tigre-de-bengala adulto.
No início, a leitura é bem cansativa, Yann Martel explica, na visão existencial de Pi, os preceitos de três diferentes religiões: o Hunduísmo, o Catolicismo e o Islã. Apesar de ser ateísta, achei muito interessante essa parte do livro e ela é essencial pra gente compreender porque Pi luta tanto para sobreviver os 227 dias que passa no mar.
A história é basicamente essa: Pi cresceu num zoológico, cujo pai era o dono. Por problemas financeiros, seu pai resolve vender os animais e ir embora com a família para o Canadá, porém no meio da viagem o navio deles afunda. Pi sobrevive ao naufrágio e a historia continua contando o que ele faz para se manter vivo até ser salvo.
O filme é uma adaptação relativamente fiel ao livro. Porém, no livro não existe aquele personagem escritor que Pi deve convencer que deus existe. E também tem uma parte especialmente "pesada" e bem importante para entender o final da história que não é nem citada no filme. Fora que o livro é inteiro escrito em primeira pessoa, então retrata muito bem os sentimentos do personagem principal, coisa que não dá pra perceber direito no filme.
É uma leitura diferente das que eu estou acostumada. Tem algumas partes bem pesadas, que o autor revela com detalhes a ferocidade dos animais quando estão famintos, além daquela parte tensa que não tem no filme, mas me fez refletir sobre como os seres humanos podem resistir a tantas condições adversas quando têm a que se apegar.

Gostei dessa citação:


Enfim, eu indico. É aquele tipo de leitura que você se pega pensando sobre o que leu de repente, horas depois, e te faz erguer as sobrancelhas e perceber coisas que você não percebia antes.

E aí, alguém por aí já leu As Aventuras de Pi?
Beijos, beijos!

Veja Também

4 comentários

  1. Me ganhou só pelo fato de ter tigre, sou apaixonada por eles! rs

    Retribuo tudo:
    http://www.ohcabelo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tigre e é uma história ótima!
      Obrigada pela visita, linda

      Beijos
      Thamy

      Excluir
  2. Eu já vi um pedacinho do filme e achei super legal =]
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então veja o filme todo, vc vai gostar muito! E se puder, leia o livro também, ele é melhor ainda!

      Obrigada pela visitinha e volte sempre :)

      Thamy

      Excluir

Obrigada pela visita e não deixe de voltar sempre :)

Pinterest