Virando gente grande - Dicas

09:30

Decidir sair de casa, andar com as próprias pernas sozinhos ou morar junto/casar, requer um planejamento imenso e consciência de que não é fácil.
Quem não gosta de jantar naquele restaurante japonês super badalado; ou frequentar as melhores festas com os amigos; ou até pedir aquele lanche top da cidade todo fim de semana?
Difícil quem não goste!
We heart it
O problema é que quando optamos em, de fato, nos tornar gente grande, é necessário criar responsabilidades e listar o que realmente é prioridade em nossa vida.

Quando Caio e eu decidimos juntar as escovas de dentes, ambos éramos muito duros - não que a gente não seja hoje em dia rs. Há quem diga que somos desajuizados, mas eu prefiro dizer que somos companheiros.
O Caio é um tanto quanto gastão e isso sempre dificultou na economia. Fui obrigada a tomar as rédeas e hoje vivemos bem (obrigada!).

Decidi reutilizar um caderno pra fazer nosso orçamento. Prefiro no papel do que no computador, mas fica a critério de cada um.
Neste caderno coloquei todas as despesas que temos mensalmente (aluguel, internet, luz, cartões etc) e nosso saldo. Conforme a gente paga as contas, colocamos um ok! na frente.

We heart it
Graças a Deus a gente conta com a ajuda dos nossos pais (cada um como pode) e isso é uma mão na roda. Só que não queremos que isso perdure por muito mai tempo. Como certas coisas são essenciais pra se viver (comer, vestir etc), optamos por comprar coisas "desnecessárias" a vista ou em poucas parcelas. Isso evita que o valor real aumente muito e permite que outras coisas/prioridades sejam adquiridas em pouco tempo.

Outra coisa que a gente decidiu fazer é utilizar um valor abaixo do limite do cartão de crédito. Nos temos dois cartões, mas o gasto de ambos devem ser menor do que o de menor limite. Isso sem contar que não utilizamos para sair ou gastos supérfluos, geralmente utilizamos pra comprar algo em mercados ou alguma coisa na farmácia. Isso faz com que ele seja usado somente em emergências e não faz dele uma renda (inexistente) durante o mês.

Com tudo o que a gente tem visto nos meios de comunicação, economizar tem sido essencial à sobrevivência. Uma forma de não se enrolar é administrar os gastos fixos de uma forma consciente. Por exemplo, Caio e eu já chegamos a par R$70,00 de energia. Na minha opinião é um custo alto tendo em vista que são duas pessoas somente; e que passamos o dia todo fora. Começamos a nos policiar e conseguimos abaixar pra menos da metade. 
Isso vale pra quem paga a conta de água também (como moro em condomínio, então dessa conta estou livre).
We heart it
Realmente são muitas responsabilidades e despesas, mas pra quem, assim como eu, resolve sair de casa ou juntar os trapos, vale super a pena rever conceitos e atitudes e ser feliz!

E vocês, lindezas, já são "gente grande"? Qual a parte mais difícil?

Beijos



Veja Também

4 comentários

  1. Lindona, amei o post!
    Tô passando por uma fase dessas sabe? Eu ainda moro com meus pais, então contas como água, luz e banda larga não fazem parte da minha realidade mas meus gastos pessoais e conta de tv a cabo ficam por minha conta e dicas de como economizar sempre são bem vindos!
    Eu fiz um post similar, o Economizando em 2015 aqui ó: http://escritoraabeirados30.blogspot.com.br/2015/01/economizando-em-2015.html

    Beijos flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Economizar é essencial pra se conquistar as coisas. E acima disso, pra se viver bem.

      Que bom que gostosas dicas :)

      Excluir
  2. Eu ainda não sou gente grande! Hahahaha Mas acredito que a economia deve começar muito antes disso acontecer, até porque, não temos objetivos somente depois que casamos ou vamos morar sozinhas. Eu ainda quero conquistar algumas coisas antes de "juntar as escovas de dente" e pra isso estou me reeducando financeiramente e aprendendo a poupar.

    Beijos, Fran Canone. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, com esse pensamento voce vai longe!
      Realmente, as coisas devem começar a entrar no euXô desde cedo, mas mostrei essas duas situações pois são mais complicadas do que quando se mora com os pais.

      Beijos

      Excluir

Obrigada pela visita e não deixe de voltar sempre :)

Pinterest