Que tal organizar o Blog?

10:00

Oi, povo! Bem por aí?
Por aqui anda uma correria louca por conta da faculdade e às vezes fica difícil conciliar tudo, mas pra tudo há uma plaquinha de 'exit', né?
Andei vendo pela blogosfera muita gente falando da importância de se ter uma agenda/caderno pra organizar as coisas do blog. Não botava muita fé, mas decidi arriscar pra ver se dava certo comigo.
Pra quem não sabe, infelizmente, eu sou muito desorganizada. E isso me prejudica na maior parte das vezes. Tento mudar diversos pontos do meu dia a dia, mas sempre acaba fracassando.

Eu tinha um caderno velho aqui em casa que eu costumava usar pra fazer resumos pras provas, escrever idéias pro TCC ou coisas do tipo, só que acabei deixando ele de lado nesse semestre.
Pra não jogar fora com várias folhas em branco, resolvi reutilizá-lo pro blog. 

Em uma folha coloquei 'Postagem' e aí escrevo todas as ideias/assuntos de post que quero abordar. Em um dia de uso surgiram cerca de 13 ideias de postagem.

Em outra folha coloquei tudo que tenho que fazer pro blog pelo menos duas vezes na semana. Dentre as tarefas tem o preparo das postagens, edição de fotos, divulgação do blog visitas/comentários em blogs. 
Os comentários eu respondo diariamente pra não deixar acumular e porque não acho justo uma pessoa dedicar seu tempo comentando e eu só responder no fim de semana.
Nessa mesma página fiz uma espécie de tabela. Ela é dividia em três colunas: post, visualizações e comentários. Anoto todas as postagens com suas respectivas datas e aí no fim do mês contabilizo as visualizações, indicações no google+ e os comentários. Assim analiso os assuntos que o pessoal mais gosta de ver por aqui.
Em outra folha do caderno, elaborei uma espécie de agenda pra eu ter controle do que é postado na semana. Por exemplo, segunda é dia de receita, terça de música e por aí vai (não são exatamente esses assuntos nesses dias do exemplo), o que facilita bastante na hora de decidir o que postar na semana pra não ficar uma coisa muito repetitiva.

Notei que minha vida 'bloguística' ficou muito mais simples do que antes e bem conciliada com meus deveres da faculdade. Uma coisa não atrapalha mais a outra!
Não precisa comprar um caderno novo e cheio de frescuras, um caderno usado/velho pode ser reaproveitado, o que é melhor ainda, né?! É só customizá-lo e deixá-lo a cara do seu cantinho.

Bom, amores, espero que tenham gostado. Comentem e me digam se também usam essa técnica de organização.

Beijocas

Veja Também

18 comentários

  1. Laura! Desde o início do ano tenho feito isso e realmente fica muito mais fácil pra conciliar com outras coisas.
    Sem contar que dá pra ter uma noção melhor do que os leitores gostam mais ou menos, dá pra ver o quanto o blog cresceu de um mês para o outro... Realmente é muito legal.
    Amei o post!
    Beijos!
    Llaranja'S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luisa, eu sou uma desorganizada nata, mas vi que sem esse caderno seria impossível conciliar o blog com o último período da faculdade.
      Obrigada pela sua visita e te espero por aqui sempre

      Beijos

      Excluir
  2. até já tentei organizar as coisas do blog em um caderninho mas eu não consigo mesmo, odeio a sensação de me sentir presa a aqueles papéis. Mas se vier uma ideia as vezes anoto, se for algo que eu acho que deva postar mesmo :)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu geralmente tenho ideias na hora de dormir ou em lugares totalmente inusitados, Sunny. O caderno foi uma solução pois eu costumo carregar uma versão mini na bolsa.

      Beijos e obrigada pela visita

      Excluir
  3. Laurinha, amei seu caderno. OMG, vi meu nome ali hahah
    Então, eu faço um script de postagens no word mas há um tempinho estava pensando em fazer um caderno também. Eu AMO escrever rs, tenho muitos cadernos aleatórios pela casa, acho que seria uma boa organizar um só pro Blog. Seu post me deu um empurrãozinho, rs

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, cê viu que não esqueci da TAG, né? Acho que vou ser obrigada a responder em post comum mesmo, minha câmera resolveu me deixar na mão.
      Eu também AMO escrever e sou apaixonada por cadernos, canetas, lápis de cor....

      Faz um pra você sim, você vai ver que coisa boa que é. Customiza com a cara do blog e aí sim a motivação será maior ainda. Que bom que te ajudei.

      Beijocas

      Excluir
  4. Adorei as dicas vou começar o meu hoje mesmo.
    Por causa da minha desorganização fiquei varios dias sem postar e pensei ate em desistir do blog por causa disso :/
    Como voce organiza os post da fanpage tbm ?

    http://artesdabiah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianda do céu, nada de desistir, mocinha!
      Tenha em mente que o blog é um trabalho e precisa de dedicação e responsabilidade, sendo assim, monte um caderno já e comece a organização.

      Nós ainda não temos fanpage, é um projeto um pouco mais pro futuro.
      Beijos

      Excluir
  5. Adorei a sua organização, o meu é organizado com post it, fiz até video mostrando e hoje está no blog.
    Beijos!

    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pâmela, vou conferir seu post ainda hoje, ok? Eu comprei post its também, caso eu não esteja com a versão mini do caderno (o que é difícil), anoto e colo em algum canto.

      Beijos

      Excluir
  6. haha facilitou minha vida obg flor...

    ResponderExcluir
  7. OI Laura, vi que gostou do post em que eu contava relatos de morar sozinha. Acabei de liberar outro, se quiser da um passada e confere *u* http://poerosaai.blogspot.com.br/2014/08/9-meses-morando-sozinha-aluguel.html To seguindo seu blog, beijo anjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duda, adorei não só o post, mas o seu blog como um todo. Fico feliz que esteja seguindo a gente.
      Viu dar aquela espiadinha sim!

      Beijos

      Excluir
  8. Caderno é uma ótima dica pras Blogueiras principalmente pras esquecidas nê?!
    O seu Caderno do Blog, Ficou um amor ♥ Bastante Organizado !
    Eu to montando o meu, ta ficando com minha cara *-*

    Beijos ♥
    O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Micaely, não me vejo mais sem ele. É o melhor suporte que uma blogueira pode ter.

      Beijos

      Excluir

Obrigada pela visita e não deixe de voltar sempre :)

Pinterest