Índice Glicêmico - Você sabe o que é isso?

08:30

Hello, pessoas! Espero que esteja todo mundo bem :D.

Eu sei que o dia oficial de início de dieta é segunda-feira, mas mesmo assim trago hoje pra vocês uma dica bem bacana pra quem quer ser saudável.
Já ouviram falar em índice glicêmico? Não? Então vamos lá...
Vamos chamá-lo de IG, okay?

O IG é indica a velocidade que o açúcar dos alimentos chega na nossa corrente sanguínea, ou seja, quanto menor for o IG do alimento, menos fome a gente vai sentir ao longo do dia devido a sensação de saciedade que esse alimento irá nos proporcionar.

Alimentos é considerado de índice glicêmico baixo quando seu valor é menor ou igual a 55. Os de alto IG - aqueles que 'despejam' o açúcar rapidamente na corrente sanguínea - tem seu valor maior ou igual a 70. Os de IG moderado estão entre um e outro.

Laura, então devo pesquisar sobre esses alimentos e deixar de comer os de valor acima de 70? Não! Os alimentos de alto IG podem ser usados após um treino, por exemplo, pois repõe a energia rapidamente. Enquanto os de baixo devem ser consumidos ao longo do dia e como pré-treino.

Exemplos de alimentos com:

Baixo IG: Arroz integral, espaghetti integral, maçã, brócolis, aveia, leite desnatado, batata doce [...].
Médio IG: Macarrão, laranja, suco de abacaxi, uva [...].
Alto IG: Arroz branco, banana, chocolate, suco de laranja, kiwi, gatorade, pipoca [...].

Lembro da minha primeira consulta com minha nutri, eu toda empolgada falando que tomava todo dia suco de laranja (e me achando a super saudável) e ela arregalando os olhos e falando "noooossa, suco de laranja engorda muito por conta do IG". Mudei, né?

Tudo deve ser dosado. Claro que eu não deixo de tomar meu suco de laranja ou de comer uma banana. Mas, por exemplo, como arroz integral, só tomo leite desnatado e AMO brócolis. Tudo que é demais faz mal, assim como tudo que é de menos.

Eu comecei minha reeducação alimentar (RA) cortando o suco de laranja, batata, abóbora, beterraba. E passei a comer muito mais couve, alface, acelga e alimentos integrais. E olha, no primeiro mês eu já vi a diferença. Ah! Lembrando que minha RA foi acompanhada por uma nuti e o cardápio sempre feito por ela.

Bom, amores, essa é minha dica de hoje. Não é só para manter uma boa forma não, é por questão de saúde também. Afinal, diabéticos devem se atentar ao IG dos alimentos!

Gostaram? Quem já se atenta à isso? Conta pra mim nos comentários ;)

Beijos



Veja Também

2 comentários

  1. AI MEU DEUSSSSSSSSSSSS, então só como IG altíssimo HAHAHAHA.
    E aliás amiga, eu sinto fome o dia inteirinho ): o que fazer comigo? #gordaever

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nandinha do meu coração, no começo é complicado até demais, depois que a coisa engrena é que dá certo. Comer de três em três horas é essencial pra você não ficar com fome o dia todo.
      Minha dieta é assim: café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia. Os lanches geralmente são frutas ou gelatina, assim não faz com que eu coma horrores nas principais refeições.

      Quanto aos clássicos, amanhãããã...

      Excluir

Obrigada pela visita e não deixe de voltar sempre :)

Pinterest