Por que os professores merecem um dia só para eles?

21:15

Imagem: Google

Oi, para quem lê!

Ufa, deu tempo!
Hoje é dia dos professores e eu não podia deixar de lembrar daqueles que tanto me ensinaram. E ensinaram muito mais do que as disciplinas que lecionavam.
Ser professor num país como o Brasil é um desafio diário. Salários baixos, muita falta de educação e desinteresse por parte dos alunos, material de baixa qualidade, e mesmo assim e professor se vira nos trinta e faz o seu trabalho com dedicação.
Claro que eu não estou generalizando. Assim como existem alunos que realmente gostam de estudar e se dedicam, há professores que não estão nem aí para o trabalho que desempenham e fazem de qualquer jeito.

Por sorte, desde criança eu tive muitos professores maravilhosos. Lembro da minha primeira professora, a Tia Cleide, que era tão bacana que me fazia querer ir para escola todos os dias. Eu brigava com a minha mãe quando chovia e ela não queria me levar (ela me levava de bicicleta todos os dias).
Na 4° série (ou 5° ano) surgiu o meu amor por português e a linda da Profª Erica me trouxe pro mundo mágico de Harry Potter. E o amor por português só se intensificou nos próximos anos com a Profª Clea, Iracema e o Prof Otacilio. Detestava matemática, mas adorava as aulas no Prof Juba.
A Profª Mirtes fazia qualquer aula chata de Historia ficar emocionante e super fácil de entender. E o que falar do Prof Roberto, que além de lindo, era super carismático e me fez entender de Geografia.
Meus professores do cursinho também eram maravilhosos... O saudoso Prof Mauricio, a Lucia, o Marquinhos, a Mirtes de novo, o Pascoal... me ajudaram a passar no vestibular e fizeram a maior festa com a gente, dá até saudade daquela loucura.
Na faculdade eu também tive professores incríveis, como o Jean (mais um prof de português rs), a fofa da Magê, a Lucilene...

Ser professor é uma profissão tão digna quanto desvalorizada nesse país. O que é uma vergonha e de certa forma motivo de orgulho, porque tem que ter muito orgulho desses cidadãos que dedicam boa parte do seu tempo educando, ensinando, aconselhando e se certa forma criando tantas pessoas. Quantas histórias você já não ouviu sobre crianças que se encontravam numa realidade marginalizada, muitas vezes desemparadas pela família, que tinham tudo para entrar de vez no mundo do crime e na escola viram uma oportunidade de fazer diferente, de se dedicar a um projeto cultural, de ser guiado pelo esporte? Quem você acha que começou tudo isso?

Professores do meu Brasil, PARABÉNS por esse dia tão especial. Que essa vontade de fazer o melhor pelos outros nunca cesse. Que apesar das dificuldades, vocês continuem se superando e zelando pelo nosso futuro. Vocês são merecedores de todas as homenagens possíveis e seguimos na fé que um dia isso tudo melhore.








Veja Também

8 comentários

  1. Não era chegada em matemática, mas aulas do Juba e até do Pascoal me deixavam vidrada. Física eu gostava das aulas do Pascoal também. O Roberto... AHHHH, O ROBERTO... me fez querer biologia com aquele jeitinho lindo de ser *-*. Solange Müller também era ótima! Tantos... Embora eu não exerça, de fato, esse é meu primeiro dia dos professores! Parabéns pra todos nós...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a gente tinha professores incríveis, mas o que ficou na memória mesmo foram os bilhetinhos! Kkkkkk

      Excluir
  2. Embora eu não exerça, sinto-me tocada pelo texto. Quero muito que meus alunos digam meu nome com orgulho e felizes por ter uma professora como eu. Não há nada melhor que ouvir de um aluno que você foi a inspiração dele. Sinto-me feliz por querer me tornar professora de português e trazer pessoas pro mundo mágico da leitura. Parabéns aos melhores mestres do mundo, os professores.
    Grande beijo!
    http://rabiscosecenas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Carol.
      Eu vou começar a faculdade de Letras ano que vem e não quero lecionar, mas pode acabar acontecendo.
      Se for pra ser professora, eu também quero fazer a coisa da melhor forma possível, pq eu sei como faz diferença no aprendizado do aluno. Se o professor sabe o que está fazendo e faz porque gosta, faz bem e isso se reflete no interesse e na participação do aluno.
      Continue pensando assim e eu tenho certeza que seus alunos terão uma professora maravilhosa para admirar!

      Beijos!

      Excluir
  3. Meu sonho sempre foi fazer letras HAHAHA antes queria lecionar mesmo, mas depois acho que fiquei meio egoísta e pensei em apenas para acrescentar conhecimento próprio, já que resolvi tomar outro rumo no sentido de profissão. Mas admiro demais os professores, sempre tive os preferidos, claro (de português, sempre kkkkkkkkkkkkkkk) mas respeitava todos e me lembro de todos (quase rs) com muito carinho. É uma profissão maravilhosa, pena que não muito valorizada.

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, na minha época de vestibular eu passei em Letras e Relações Públicas. Fiz RP porque achei que tinha mais a minha cara, era um curso dinâmico e o marcado de trabalho tá em crescimento e tals. Depois que eu comecei a trabalhar na área, vi que não era pra mim e lá vou eu pra dentro da sala de aula de novo tentar aquilo que eu realmente me faz feliz. Não sei se quero ser professora, talvez em universidade, acho que não sou uma pessoa muito didática, mas o que eu gosto mesmo é revisar textos e mais textos e meu sonho é formar banca de vestibulares. Logo, carreira acadêmica: aí vou eu!
      Sei lá, acho que nunca é tarde pra gente buscar aquilo que gosta, então acho que vc deve ser egoísta à vontade kkkk

      Beeeijos

      Excluir
  4. Oi Thamy ! Vejo poucos posts seus aqui no Juro mas são sempre super bacanas :)
    É muito legal esse carinho todo que você tem com seus ex-professores . São poucos os dos quais eu me recordo (fora é claro um por qual eu tive uma leve paixonite kkk coisa de adolecente) mas enfim , só tenho elogios a fazer , todos de quem eu me lembro sempre se empenharam em fazer dos alunos pessoas melhores :)

    Abraços flor , lindo post !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Eu acabo passando a maior parte do tempo fora de casa e fiquei uns bons meses sem muita vontade de postar aqui, mas isso já passou e aos poucos eu tô me organizando e voltando com mais frequência ^^/
      Ah, eu tenho muito carinho por alguns professores e sou amiga deles até hoje, do tipo de sair pra beber junto e tudo! kkkk
      Não tem como não lembrar de pessoas que no fim, foram tão importantes pra nossa formação. Eles merecem sim todo o reconhecimento :)

      Beeijos

      Excluir

Obrigada pela visita e não deixe de voltar sempre :)

Pinterest