Sobre morar longe de casa

09:00

E lá vem a segunda de novo e junto com ela as aulas e toda a loucura.

Quem aqui não mora com os pais? Que mora longe e conhece a tal da saudade? E as dificuldades?
É, acredito que muitas das leitoras daqui do blog passam pelo mesmo que eu.

Saí de casa beirando os 19 anos pra estudar. Mudei pro interior de São Paulo - saudade eterna de Bauru - com o intuito de estudar. No começo não era tão difícil porque eu morava com minha irmã, cunhado e sobrinhos, então ia com frequência visitar meus pais e, quando não dava pra ir, eles vinham até nós.

Depois que mudei para Rio Preto a coisa mudou de figura. Venho minha família duas vezes no ano e olhe lá. Isso porque ir pra Ubatuba ou meus pais virem pra Rio Preto requer disponibilidade e dinheiro - o que tá difícil pra todo mundo. 

Vejo muita garotada sonhando em sair de casa, declarar independência e ter sua liberdade 100%. Percebo que essa mesma garotada acredita piamente na facilidade em 'ser sozinho'. Cara, quem dera as coisas fossem tão fáceis como parecem.

Quando minha irmã mudou-se de Bauru, uma amiga e eu montamos uma república. Éramos em quatro meninas, cada uma com seu jeito, manias e costumes. Três de nós cursávamos biologia e a outra arquitetura. Uma só conseguia estudar em voz alta, a outra pedia que colocássemos calças compridas pro namorado poder em casa, outra era uma quase ninfomaníaca e eu era a louca da dieta.

Veja como é difícil morar com pessoas 'desconhecidas'. A chance de se ter desentendimento é imensa e a vontade de esganar a colega de casa, às vezes, é maior ainda.

Aqui em Rio Preto eu morava sozinha e ainda assim não era fácil. Todas as contas tem seu dia de vencimento e não são poucas as despesas. É aluguel, luz, internet, comida, um remédio quando se fica doente, as impressões da faculdade... é muita coisa!

Isso sem contar que a casa não se arruma sozinha e a preguiça é sua companheira diária. Afinal, minha mãe não tá aqui, né? Então depois eu arrumo!
Problema é que muitas vezes esse depois nunca chega. Quer dizer, chega, mas junto dele chega a sua mãe ou alguma visita surpresa. Aí danou-se tudo!

Tem 15 kg de roupas pra lavar, mais 30kg de roupas em cima da cama que precisam ser passadas e dobradas. Ufa, o lixo você tirou!
E os móveis? Nossa, ele era cor marfim e agora já tá meio tabaco de tanto pó. Deus, onde minha mãe arrumava tanta disposição e tempo pra organizar uma casa 3 vezes maior que o apartamento que eu moro? Essa é uma pergunta que você vai se fazer o tempo todo.

Morar só requer paciência. A gente se encontra sozinha em momentos onde o que mais queríamos era aquele colo de mãe. Aliás, fica sozinha com a gente mesma é complicado assim como morar com outras pessoas. 

Aquele filme nem tão meloso vai te fazer chorar, você não vai ter aquela comidinha bem temperada e feita com amor todos os dias. Frutas até vai ter na geladeira, mas provavelmente já estarão passadas porque você se perdeu em meio a sua vida independente e conturbada e esqueceu de comê-las.
E o dinheiro??? Quem? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar! É bem assim, ele chega no quinto dia e já se vai no sexto. Só que a vontade de comer coisas gostosas vem do sétimo dia do mês em diante. A vida de quem quer ser independente é muito complicada.
E quer saber o pior de tudo isso? A danada da saudade!
Hoje decidi escrever esse texto por estar mortinha da Silva Sauro de saudade de casa. Dos meus pais, dos meus amigos, dos meu cachorros, do mar!

Um dia, disse que nunca mair voltaria à morar em Ubatuba ou perto de casa, hoje eu simplesmente não sei mais!


Veja Também

10 comentários

  1. É eu sei como é morar longe dos pais, a saudade é uma chata kkk' já passei por isso e sentia muita falta, a gente chora de um lado, a família chora do outro...
    beijos da Filha do Rei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larisse, a saudade aperta quase sempre, isso complica bastante. Isso sem contar que haja créditos no celular, falo com meus pais todos os dias rs.

      beijos

      Excluir
  2. Oii Laura !
    Imagino como deve ser chato morar longe da família, dos amigos, de quem a gente ama nê?
    Eu já casei mas moro na mesma cidade que meus pais, mais mesmo assim sinto muita falta, nunca é igual sabe ?
    É tão chato agente ter que fazer tudo sozinha (principalmente ter que lavar roupa kkk) nessas horas agente lembra da mãe da gente que fazia tudo por nós sem querer nada em troca !
    Mais pensa que é por uma boa causa isso tudo que você ta passando, é por os seus estudos, é pro seu futuro, lá na frente vai valer a pena , Laura vai dar tudo certo !
    Adoro seu Blog já sabe nê? -Acho que sabe pelos meus comentários Tagarelas kkk
    Adoro posts assim mais pessoais, ótimo pra conhecer mais as pessoas em que acompanhamos e admiramos ♥
    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, realmente lavar roupa é triste demais. Tão mais fácil quando minha mãe fazia isso!

      Eu gostaria de morar mais perto de casa pra poder amenizar a saudade. Sei que vai valer a pena, mas é complicado viver de saudade.
      beijos e obrigada pelo imenso carinho :D

      Excluir
  3. Você tava descrevendo minha casa e minha vida? Rs
    É exatamente assim. E pra mim ainda tem o agravante que sou atriz, então meus horários são os mais loucos possíveis e a casa que sofre hahaha
    A saudade de casa é gigante, mas vai valer a pena tudo isso. O lado bom é poder dormir, chegar, sair. Tudo a hora que quiser. Tenho 25 anos e até hoje quando vou visitar minha mãe tenho que dar satisfação de tudo, mesmo morando sozinha a anos. Vixi, acho que me empolguei aqui, falei muito hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, sua vida deve ser uma loucura só. Realmente a liberdade é uma delícia, mas é complicado passar a ter todas as responsabilidades do mundo, né?

      beijos e obrigada pela visita

      Excluir
  4. Me identifiquei total com teu texto hahaha
    Também moro em uma cidade bem longe da minha família e só posso visitá-los poucas vezes por ano. E posso dizer que nunca imaginei que a minha 'independência' fosse ser tão dolorosa hahaha' claro que também tem seu lado bom, mas a saudade realmente é sobrenatural :(

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ellem, realmente é uma independência dolorida. Pra mim seria muito mais fácil morar 'sozinha' só que em algum canto mais próximo de casa.

      beijos

      Excluir
  5. Caramba, me emocionei com seu post, sério.
    Nunca morei sozinha, hoje eu tenho 21 anos mas casei com 17 e tive filho com 18 então eu saí da casa da mãe e vim morar com o marido. Não sei como é nada disso que você falou, porque éo marido que sustenta a casa, e moro há dez minutos da casa da minha mãe (que fica com meu filho pra eu ir trabalhar).
    Porém, lendo seu post eu vi muito mais desafios, aprendizados, aventuras que a minha. Acho que você tem muita bagagem, muita história pra contar, e já aprendeu coisa pra caramba.
    Tenho a impressão que minha vida é monótona demais, rotineira demais, e que não tenho metade das suas experiências, e isso me dá vontade de viver mais, de ir para lugares diferentes, mas acompanhada da família que agora eu construi.
    E o meu sonho é morar numa casa só minha, porque moro no quintal da sogra e isso não me satisfaz em nada. :(

    Enfim, adorei seu post, e quero que pense no tanto de experiências boas e aprendizados que teve durante esse tempo, as histórias são só suas, e estarão sempre com você e isso é bom.
    Aproveite e seja feliz.

    aaa e sobre a saudade, o bom dela é que quando a gente a mata, é com gosto, é pra valer e é mais gostoso.

    Beijos,
    www.sabrinadamasco.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra uma pessoa de 24 anos, realmente é muita coisa vivida. As dificuldades aparecem em todos os momentos da vida, é algo inevitável. Hoje agradeço imensamente à Deus por ter o Caio (e a família dele) comigo, as coisas parecem menos complicadas quando se tem um companheiro do nosso lado. Também estou prestes a mudar pra casa da minha sogra pra podermos juntar dindin e casar duma vez rs.
      Obrigada pelas palavras amigas...

      beijos

      Excluir

Obrigada pela visita e não deixe de voltar sempre :)

Pinterest